domingo, 3 de fevereiro de 2013

10 anos - Marrocos

Eu semprei sonhei em viajar muito e foi há 10 anos que essa viagem à séria na minha vida iniciou-se...

Fez 10 anos em Janeiro que fui a Marrocos, esta foi a minha primeira "grande" viagem, com muito "medo" e aventura.

Vamos ver Marrocos não é o país mais seguro do mundo e para uma mulher muito menos.

Prometia ser uma grande aventura e foi. Fomos em duas carrinhas e numa dela iam duas motas para alguns membros fazerem um pequeno percurso que era feito no rali dakar.

A fronteira não é lugar mais simpático e bonito por aqueles lados e é uma grande confusão, confesso que naquele momento até pensei vamos de férias para outro lado qualquer não estou a gostar nada disto. Mas depois de 5 horas lá conseguimos inicar a nossa longa viagem.

O nosso objectivo era mesmo percorrer o máximo de pontos do país, visitando alguns dos pontos mais interessantes.. Já não me recordo o percurso todo por onde passamos mas sei locais que me marcaram: Tangêr, Fez, Marrakech, Agadir, Tata e deserto de Saara, (sim e por incrível que pareça não fomos a Casablanca).

Recordo-me de na primeira noite acordar com o chamamento para as sinagogas, meio assustada... "mas o que se passa aqui?". Em Janeiro as temperaturas são amenas por aqueles lados e apanhamos dias bons para manga curta e até blusas de alças, como devem imaginar por "aqueles lados" não são imagens habituais. Todos os olhares recaiam sobre as mulheres. Iamos preparados para oferecer algumas coisas aos miúdos t-shirts, lápis, rebuçados e foi sem dúvida um momento "in loco". Onde estava uma criança, apareceram não sei quantas mais e aquilo parecia uma festa.

Conduzir por lá é uma aventura, as bicicletas a pedal têm prioridade sobre os carros, se não têm é como se tivessem. Não sei quantas pessoas numa bicicleta, num carro é até não levar mais - estão a ver as fotos que recebemos nos emails? é isso mesmo.

As nossas estadias passaram desde hóteis muito bons a pensões (fracas), mas o ponto alto para mim foi a nossa estadia num albergue no meio do deserto do Saara. Nunca vi imensidão tão calmante, uma beleza indescritível, um horizonte perfeito e um por do sol lindo.

Deserto Saara, que saudades. Ficamos num albergue que ainda tinha a tenda da passagem de ano, era onde faziamos as refeições. Ai os pequenos almoços/ lanches maravilhosos panquecas/ croissants com doce, sumo de laranja, chá... que maravilha. E o belo passeio pelas dunas de camelo (o malandro queria mandar-me ao chão), subir uma duna e ficar sem fôlego, mas depois chegar lá em cima e ter a melhor vista de todas as férias. Amei!!

Uma paragem mais que obrigatória - Marrakech. Primeiro para estacionar foi um "filme", nós queriamos chegar e ter os nossos carros inteiros (como quem diz ter as peças todas). Deixamos os carros numa garagem, mas sabem como funciona? Imagem uma garagem que nem espaço para andar têm? É isso mesmo, deixam as chaves com os senhores e eles vão arrumando os carros conforme os donos saem (medo)!

Mas voltando ao mercado de Marrakech, aquilo é um negócio no seu verdadeiro sentido. Para eles é obrigatório negociar, senão é uma ofensa para eles, mas normalmente compra-se por 1/3 do que valor inicial, existe de tudo à venda... E uma senhora que insistia em ler a minha sina? ah eu não quero saber nada disso... a senhora puxava a minha mão para um lado e eu para o outro (que risota, agora ao imaginar a cena).Depois de todas as compras realizadas nada como uma pintura de Henna e um suminho de laranja. E nada como um jantar num restaurante com vista para Marrakech...

Agora sobre a comida... Nada como ir a passear e à beira de estradas cheias de terra estarem a vender a bela da carne (para não escrever aqui os animais inteiros mas sem pele), higiene ao alto nível. Borrego é o prato favorito naquela terra. Em todo o lado há borrego, o difícil é mesmo encontrar outra carne, mas lá aparece uma galinha de vez enquando, o prato que mais vi e comi é "tagine", que traduzindo para portuûês é uma espécie de jardineira, a nossa sorte é que nós levavamos o abastecido de comida em especial de conservas :p. Borrego só comi em caso de emergência e já quando estava com muita fome (pois não aprecio tal especialidade).

O famoso chá... Não aceitar um chá quando nos é oferecido não é muito simpático da nossa parte, mas vamos lá ver os chás deles também são um pouco esquisitos. Recordo-me de um que bebemos num café que não podiamos tocar com a colher no fundo, porque tinha terra. Mas sim lá bebe-se chá a toda a hora.

Agadir, gostei talvez porque me faça lembrar o Algarve. É cidade com praia e com umas lojas turísticas (sim é mesmo um ponto turístico).

Mulheres, raramente se vêm por aquelas bandas... Elas levantam-se muito cedo para lavar a roupa e tratar de tudo!

Assim aventuras que marcaram a nossa viagem:

- fomos multados por excesso de velocidade da auto-estrada, dizem que os limites de velocidade para as  pick ups são diferentes - podes "pagar" multas com tshirts e bebidas lool

- vendem substâncias nas bombas de combustível, como quem vende combustível (mas 100m à frente tens a polícia à tua espera - isto é negócio entre eles) - só assistimos a isto, calma...

- Não podem vender bebidas alcoolicas nos restaurantes, mas com jeitinho podem vender se esconderes a garrafa debaixo da mesa;

- ofereceram-me não sei quantos camelos para ficar por lá....

O post já vai longo, mas muita coisa ficou por dizer, ah eu não falo francês e eles lá a língua que dominam para comunicar com os turistas é francês, sim isto foi uma aventura. Adorei ir a Marocos, ficaram sitíos por conhecer, mas acho que é daqueles países que se visita uma vez e não pede bis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário