segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

"Não se encontra o que se procura" - Miguel Sousa Tavares

1º Livro do ano - check

Eu não sou de pedir presentes no Natal, mas este livro foi um pedido... sabia que alguém deveria perguntar à minha mãe ideias para presentes, e a própria encarregou de oferecer-me este livro.

Sou fã do Miguel Sousa Tavares, mas não sou um fã que gosta de todos os livros, não. O meu livro favorito é "O teu Deserto" no qual a sinopse resume-se a "Há viagens sem regresso nem repetição", não sei se é por se passar em Marrocos, por eu ter um fascínio por jornalismo e por as duas em conjunto roçar a perfeição. São 128 páginas que me agarraram e me transportaram para a minha viagem em 2003.

Adorei o livro o "Equador", embora o início tenho sido "enfadonho" revelou-se numa obra prima literária.

Voltando ao "Não se encontra o que se procura", o título foi meio caminho andado para eu querer este livro, muito sugestivo no momento da minha vida. Depois os textos na capa foram como sempre os melhores, o que nos fazem pensar "é isto...".

Aqui ficam os excertos:

"Se pudesse ter uma vida paralela, gostaria de ter a vida de um caracol, carregando comigo a casa e plantando-a onde houvesse sol e silêncio, onde houvesse mar e espaço, onde houvesse tempo e distância. Há momentos assim na vida, em que nos sentimos tão próximos da beleza e da verdade que tudo o resto parece irremediavelmente fútil."

"Acredito, pelo que aprendi experimentando, que viver é largar e seguir em frente. Mesmo que em frente esteja apenas o incerto, o desconhecido, o não vivido. Aprendi também que vemos o que vemos, o que queremos ver e o que ninguém mais enxerga. Vemos tanto mais quanto a nossa disponibilidade de ver: viajamos para dentro de nós, primeiro que tudo"


Tratam-se de vários textos que o MST escreveu ao longo de viagens e de algum modo não foram incluídos em nenhum dos seus livros, o que dizer do livro: tem textos fabulosos e tem textos que não me dizem nada. Posso dizer que li a melhor descrição sobre Lagos e que por momentos fechei os olhos e caminhei naquela bela cidade.


Gostei, mas esperava mais...


Nenhum comentário:

Postar um comentário